Polícia Civil participa da 7º Ação Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro em Brasília.


A Polícia Civil do estado do Maranhão, representada pelo Delegado Geral, Lawrence Melo e demais autoridades, estiveram reunidos em assembleia constituída pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), na última sexta-feira (16) em Brasília.

A Enccla foi criada em 2003 como forma de promover a articulação dos órgãos, entidades, instituições e associações envolvidas no enfrentamento da criminalidade.

Entre as ações estão a avaliar a transparência nos poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas.Impulsionar a participação social através de instrumentos de transparência ativa para monitoramento de transferência de recursos federias. Criar diretrizes para implantação e efetivo funcionamento dos sistemas estadual e municipal de controle interno, dentre outras ações.

O tema do encontro foi a “Discussão sobre a efetividade da Persecução Criminal, à luz do Princípio da Obrigatoriedade”.                       

Lawrence Melo frisou o objetivo dessa assembleia, “Estamos reunidos nesse encontro buscando diretrizes para que aprimore e se torne mais efetivo o combate a corrupção e a consequência dela que é o bandido tentar esconder o dinheiro lavado que ele aufere através desse crime e tenta torna-lo lícito para seu próprio consumo”, reiterou.


Participaram do Encontro o Delegado Geral Lawrence Melo, o Desembargador José Bernardo, o Promotor Marco Aurélio Cordeiro, o Superintendente de Combate à Corrupção da Polícia Civil, delegado Roberto Fortes, o gestor do Laboratório de Lavagem de Dinheiro, delegado Milton Pereira e o Delegado Leonardo Bastiam, titular do 2º DECCOR.

Comentários