Secretário de Segurança e demais autoridades prestigiam o desfile de 07 de setembro

Em comemoração ao dia 07 de setembro, o dia da independência do Brasil, milhares de pessoas foram prestigiar o desfile na Av. Vitorino Freire- Areinha, em São Luís. O governador Flávio Dino abriu a solenidade, acompanhado do Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela e demais autoridades. O desfile contou com a participação da Polícia Militar, das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros Militar, as escolas militares Tiradentes, 02 de julho, Do Ré Mi.

A abertura do desfile aconteceu por volta das 08hs, com a entrada da equoterapia, um dos relevantes projetos sociais da Polícia Militar. Em seguida adentrou na avenida, a Escola “Do Re Mi” da Polícia Militar, contando com 105 alunos de comunidades carentes. Deu prosseguimento a Banda de Música da Polícia Militar, que é um importante órgão de relações pública da instituição, usada em desfiles, procissões e outras ações de caráter cívico social. Seguindo o andamento do desfile, tomou conta da avenida a escola Militar Tiradentes levando mais de 1000 alunos, distribuídos entre corpo discente, corpo docente, corpo técnico e monitores.

Presentes ainda no desfile a tropa do Comando e o Estado Maior, a Guarda a Bandeira, Cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar), Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), Comando de Policiamento de área Metropolitana (CPAM), Comando de Policiamento Especializado (Cpe), o Batalhão Tiradentes, o Batalhão de Policiamento Ambiental, o Esquadrão de Policia Montada (Epmont), o Comando de Policiamento Especializado (Cpe), a Companhia de Operações Especiais (Coe), o Batalhão de Choque e o Canil.


Homenagem aos heróis pela Pátria

O Governador Flávio Dino após a solenidade repassou que “A solenidade do desfile é um momento em que mobilizamos a sociedade para o desfile militar exaltando os símbolos nacionais por amor ao país, e àqueles que constroem o Brasil. São para os nossos heróis que lutaram e sempre lutarão pelo nosso país. Estou representando o Estado em homenagem aos heróis que fizeram a Pátria e aos que sempre estarão dispostos a servirem o País” finalizou.

Ainda durante a solenidade, o Governador Flávio Dino, presenciou o desfile ao lado da sua equipe de governo, entre eles o secretário de segurança pública Jefferson Portela; o Subcomandante da PMMA Jorge Luongo; O Comandante da Academia de Polícia Militar, o Cel. Sá; o Superintendente de Polícia Técnica Científica Miguel Alves; o comandante do Corpo de Bombeiro Militar, Célio Roberto. Presentes ainda no evento pela Independência, o Tn.Cel. Carlos Azevedo, comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve; o Capitão dos Portos André Luís Trindade, representando a Marinha; o Comandante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís, Fernando Curvo Santos; o Coronel Aviador Cláudio Olany, o Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), demais autoridades, políticos e a comunidade.

O Tn.Cel. Carlos Azevedo, comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve informou que “Estamos comemorando a grande festa da cidadania, o desfile da independência, com a presença de várias instituições e o mais importante, com a presença do público. Estamos presentes aqui com cerca de 400 militares, 12 viaturas, a banda de música, as crianças que participam do programa força no esporte, que estarão conosco desfilando e trabalhando exatamente cidadania, valores, na ideia de fazermos uma grande festa.” Pontuou.

Presente no evento, o secretário de segurança disse que “É uma manhã de festa em todo o Brasil, uma manifestação cívica do povo muito próximo de suas forças de seguranças, tanto as forças armadas, como as forças policiais. É um dia de lazer, de apresentação das forças, dos comandos policiais militares e a população gosta, aprecia, porque é uma pausa, onde podemos mostrar aquilo que temos para o cidadão e a cidadã que defendemos 24hs por dia, contra as forças do crime, contra a violência e por uma sociedade melhor. O braço forte do sistema de segurança ajuda a construir um Brasil independente e um Brasil socialmente justo. Hoje estaremos com o governador Flávio Dino assistir este grande desfile cívico e militar”, ponderou.

O desfile teve o seu desfecho com a passagem do Esquadrão de Polícia Montada (1º Epmont), o qual realiza o policiamento preventivo e ostensivo e ainda no trabalho social por meio da equoterapia.

Comentários