Secretário de Segurança participa da aula inaugural do Curso de Formação de Soldados da PMMA

Em solenidade hoje (05), por volta das 09hs no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), aconteceu a aula inaugural do curso de Formação de Soldados, onde Cerca de 1.500 novos soldados da Policia Militar estão em formação na Academia de Polícia, para integrarem as forças de segurança do Maranhão.Estiveram presentes no evento, os 337 alunos  do polo de São Luís, que serão capacitados para trabalharem na capital maranhense.

Na aula inaugural, o secretário de segurança Pública Jefferson Portela presente na solenidade elencou que a atividade profissional do policial é de maneira de orgulho e satisfação, para a segurança do cidadão. O governador Flávio Dino está gastando cerca de 12 milhões e novecentos reais, para que os militares possam garantir ainda mais a segurança do nosso Estado. O secretário destacou que a força do policial é para combater o criminoso, combate este usando a força policial contra o crime, com firmeza, mas na legalidade. Os senhores são muito bem vindos para o enfrentamento contra a criminalidade e ajudar a sociedade.

Jefferson Portela ministrou a aula inaugural, que teve como tema ‘Segurança Pública no Maranhão’. O Curso de formação de soldados 2016 terá a duração de cerca de cinco meses, com currículo constituído por 38 disciplinas, dentre elas, Teoria Geral da Segurança PúblicaDireito Penal e Processual Penal e Direitos Humanos; Na área técnica policial, as de Técnicas de Abordagem Policial, Policiamento Comunitário, Defesa Pessoal e Tiro Policial. Os novos policiais serão submetidos a avaliações teóricas e práticas, de caráter eliminatório e classificatório.

O secretário de segurança Jefferson Portela disse ainda, que “É de extrema importância a aula inaugural que hoje acontece neste auditório, são 337 alunos da Polícia Militar hoje aqui, no curso de formação de soldados, no polo São Luís. Temos ainda 1055 alunos nos polos do interior. Estaremos recebendo estes novos policiais com uma formação recente, atualizada sobre as boas práticas policiais, coordenada por oficiais de larga experiência no Cefap. É um reforço extraordinário na concepção de gestão que o governador Flávio Dino tem sobre segurança pública, como algo de relevância primordial.  O governador acertou em chamar estes novos policiais para trabalhar contra o crime na capital e no interior do Estado”, finalizou o secretário.

O Subcomandante, o Cel. Jorge Luongo presente também na solenidade, repassou que é com grande satisfação que recebemos os novos alunos, onde o objetivo é na formação com qualidade. O policial tem que estar preparado para o enfrentamento nas ruas e isto é necessário. Nestes 05 meses, os alunos serão avaliados, onde será feito um crivo para que realmente sejam formados bons policiais. Sabemos que no interior do estado estão tendo uma carência de policiais, como também as nossas áreas fronteiriças.  Após a conclusão, eles estão aptos para integrarem a diferença nas forças de segurança pública.

Já o Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, o Cel. Becker informou que “temos a felicidade de sabermos que começamos um trabalho e estamos alegres por sermos responsáveis pela execução dessa tarefa. A formação prevista para o final de janeiro já é a 3ª etapa de formação para inclusão de novos policiais para a segurança pública no Maranhão”, ponderou.
A aluna Jessica que está entre as participantes do curso de formação de soldado da Polícia Militar, disse “É uma grande satisfação minha, como aluna feminina da PM estar participando do curso fara formação de soldado. Meu objetivo é de ser uma policial e contribuir para a segurança da sociedade”.

Estiveran presentes ainda na solenidade, a cúpula da segurança pública, dentre eles o delegado geral Lawrence Melo; o superintendente do interior Dicival Gonçalves, o superintendente da SPTC, Miguel Alves; o Cel. Roberto do Cefap; o Cel José Roberto Filho, da Cptur; o Cel. Aritanã; o Tc. Araújo; o Cel. Odair dos Santosa senhora Tati Fernandes, do Instituto Pantera; o professor Fernando da Uema; o Capitão dos Portos André Luís Trindade, representando a Marinha; o Comandante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís, Fernando Curvo Santos.

Comentários