15º BPM participa de reunião com Secretario de Educação sobre o PROERD


O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Eurico, esteve reunido na manhã de sexta-feira (24) com o secretário de educação do município de Bacabal-MA, professor Carlos Gusmão.  A reunião aconteceu na própria SEMED e teve como pauta o início do ano letivo do PROERD (Programa Educacional de Resistencia às Drogas e a Violência) nas escolas públicas municipais. Participaram da reunião o cabo Ivanildo, instrutor do PROERD; a professora Erinalda Gomes de Araújo, coordenadora pedagógica; Franciane Sousa, supervisora de programas e projetos do município e Cristina Martins, supervisora de educação básica.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

Para o Tenente-coronel Eurico a parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação, é  de suma importância, pois dará a estes alunos um suporte ainda melhor, com condições ideais para os proerdianos assimilarem todos os ensinamentos, onde o principal é o afastamento total das drogas, um mal que destrói não só o usuário mais a família como um todo.

“É um dos mais importantes programas das polícias militares do Brasil. Por isso não mediremos esforços para que tenhamos logo o início deste programa em algumas escolas, mas, ao mesmo tempo é importante os pais acompanharem mais de perto o dia a dia dos seus filhos, aí sim, com todos irmanados os resultados serão bem melhores”, disse o comandante.

O secretário de educação de Bacabal, professor Carlos Gusmão se colocou a disposição do comando do 15º BPM e também destacou a importância do programa. “Durante toda a nossa gestão a frente da educação bacabalense, sempre estivemos lado a lado com o comando da PM local para o suporte necessário para o PROERD, um programa de grande alcance social, pois blinda as nossas crianças e jovens contra todo e qualquer tipo de entorpecentes”, disse o professor Gusmão.

Além das turmas do 5º ano que são atendidas pelo PROERD, é pensamento da secretaria de educação e do comando do 15º BPM a extensão do programa para as turmas de alunos de fundamental menor.

Comentários