2ª turma do Curso de Operações de Choque é formada em São Luís


Na noite quarta-feira, 15, mais uma turma do Curso de Operações de Choque, foi formada, a segunda turma do Maranhão, com 28 concludentes, dentre eles um policial militar do Piauí e um policial militar do Acre.

O II Curso de Operações de Choque contou com uma carga horária de 507 (quinhentas e sete) horas/aulas ministradas por policiais da PMMA e de corporações coirmãs no período da manhã, tarde e noite. O objetivo foi aprimorar nas mais variadas disciplinas, tais como: Técnicas e Táticas de Controle de Distúrbios Civis- CDC, Atuação em Estabelecimento Prisional, Gerenciamento de Crise, Abordagem, Reintegração de Posse em Área Rural e Urbana, entre outras.   

Além de instruções na PMMA, os policiais militares receberam instruções nas policias de São Paulo e Minas Gerais. Na Polícia Militar de Minas Gerais, que possuí treinamento e conhecimento sobre diversas modalidades de atuação da tropa de Choque.



Eles receberam instruções de Legislação de Controle de Distúrbio Civis (CDC), Negociação em Movimentos Sociais e Manifestações (teoria e prática), além de uma visita técnica ao Estádio do Mineirão. Na Polícia Militar de São Paulo, diversas modalidades de emprego e atuação da tropa de Choque, foram ministradas instruções Controle de Distúrbios Civis, Choque Ligeiro, Choque Montado, Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, dentre outras.

A soldado PM Milena Mota de Carvalho, do 3º Batalhão de Policia Militar, foi a única mulher formada no II Curso de Operações de Choque, logrando êxito em 2º lugar. A Soldado Milena disse que, já havia feito outro curso operacional, mas nada comparado com o Curso de Operações de Choque. Ela disse ainda, que em nenhum momento do curso, foi diminuída por ser mulher, mas foi tratada como todos os outros concludentes, ela agradeceu pela oportunidade, e finalizou dizendo que é um exemplo para todas as mulheres, basta ter força de vontade que se alcança os objetivos na vida.

O coronel Laércio Ozório Bueno, Diretor de Ensino da Polícia Militar do Maranhão, disse que é uma honra participar de um momento único como esse, e agradeceu a PMMA, a Polícia Militar de Minas Gerais, de São Paulo, do Amazonas e a toda equipe que trabalhou incansavelmente na realização do curso.

O coronel José Frederico Gomes Pereira, Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, agradeceu a presença de todos no evento, mas antes de sua fala relacionada ao II Curso de Operações de Choque, pediu um minuto de silêncio, pela morte trágica do 3º Sargento PM Ozienne Silva Queiroz, morto em Chapadinha- MA. 

O coronel Pereira, parabenizou a soldado Milena por ter concluído o curso em 2º lugar, e com esse ato, parabenizou todas as mulheres pelo mês que se comemora o dia Internacional da mulher. O comandante enalteceu a todos os instrutores pela competência no curso, parabenizando na pessoa do tenente coronel Francisco Wellington Silva de Araújo, comandante do BPChoque e coordenador do curso, todos os auxiliares, instrutores e professores que ajudaram na formação dos Choquenaos.

Comentários