Ministério Público em parceria com a SSP realizam “I Workshop de Pericia Oficial do Maranhão”


Na manhã desta segunda-feira (10), o Ministério Público do Maranhão em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Civil por meio da Superintendência de Polícia Técnico Cientifica (SPTC), realizou no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça o “I Workshop de Pericia Oficial do Maranhão”. A frente da apresentação dos trabalhos esteve o Superintendente Miguel Alves que trouxe a conhecimento do público presente como atua de fato os órgãos periciais.

A programação do evento explanou os Avanços e desafios na prestação da prova pericial no estado, tendo como palestrante o Dr. Miguel Alves; o Diretor do Instituto de Criminalística (ICRIM), Robson Mourão, falou da Perícia Criminal e suas especificidades. O evento contou ainda com a dialogo de Identificação Civil e Criminal no estado, regido pelo diretor do Instituto de Identificação (IDENT), Lúcio Flávio Cavalcante, além das palestras sobre Custódia nos Vestígios Criminais e os Aspectos Relevantes da Perícia Criminal em Crianças e adolescentes.

Dr. Miguel Alves colocou em ênfase como se desempenha o profissionalismo de um perito criminal, pois sua especialidade é mantida através de conhecimento científicos que materializa os vestígios deixados no local de crime. A contribuição desses profissionais nesses casos é concretizar que exista justiça para os verdadeiros criminosos com provas contundentes e concretas dos fatos, combatendo assim a impunidade.


Os peritos criminais realizam exames pericias em locais de crime, pessoas, arma de fogo suspeitas, em documentos para identificar sua autenticidade, aparelhos eletrônicos, objetos falsificados, além de exames em drogas, alimentos, bebidas e em tudo que necessite esclarecimento.

Seguindo ainda o cronograma foi realizado uma mesa redonda com o tema “Pericias em Crimes com Violência à Pessoa”, nesse contexto foi feito a apresentação dos institutos e discussão sobre casos de alta complexidade. O dialogo contou com a participação do diretor do Instituto Médico Legal (IML), José de Ribamar Wanderley; da diretora do Instituto de Analises Forenses (ILAF), Gislen Pinheiro e do gestor do banco de perfis genéticos do Instituto de Genética Forense (IGF), Geyson Souza.

O objetivo da Perícia é a busca da verdade, tendo como meios para alcança-la, o reto procedimento do Perito Criminal, utilizando-se dos meios tecnológicos e do conhecimento cientifico.



Comentários