Operação Ordem e Progresso levam às ruas 1.195 policiais para o combate ao crime na capital e nos municípios maranhenses

Foto: Nilson Figueiredo

Uma operação com visibilidade no âmbito nacional, por conta do feriado do “Patrono Tiradentes”, levou uma operação denominada “Ordem e Progresso”, para diversos estados brasileiros para o combate ao crime de forma geral. Em São Luís, a operação iniciou-se nesta quinta-feira (20), por volta das 14h, na Praça Maria Aragão, onde contou com a participação de 657 policiais militares em São Luís e 538 policiais nos municípios maranhenses, os quais atuarão 24 horas.
Foto: Nilson Figueiredo


A Operação Ordem e Progresso iniciou-se, na Praça Maria Aração, onde foi determinado o objetivo da operação. Presentes no evento, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o Comandante da Polícia Militar do Maranhão, o Cel. José Frederico Pereira e demais comandantes e coronéis, bem como oficiais e demais policiais militares, os quais foram orientados acerca da operação iniciada nesta quinta-feira (20), e com encerramento às 14h, do dia 21 de abril. A Operação visando o combate á criminalidade de forma geral cobrirá a capital, com 657 policiais militares e 538 policiais em municípios como: Barra do Corda, Caxias, Chapadinha,  Codó, Colinas, Imperatriz, Mirinzal, Pedreiras, Pindaré, Pinheiro, Rosário,  Timon, Viana e Zé Doca.

Ações visando o combate ao crime de forma geral

As incursões por conta da operação objetivara na apreensão de armas, atendimento de ocorrências, abordagens a pessoas e a veículos, apreensões de veículos irregulares, prisão de pessoas, apreensões de drogas, Cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão, confecção de Autos de Infração de Trânsito, recuperação de veículos furtados/roubados. Já as ações dos bombeiros militares visam verificações e fiscalizações em edificações, eventos e estabelecimentos, bem como resgates, atendimentos pré-hospitalares e salvamentos.

Foto: Nilson Figueiredo





















O Comandante da Polícia Militar, o Cel. José Frederico Pereira informou que a operação Ordem e Progresso, destinando-se ao combate direto contra o crime na região metropolitana e nos municípios maranhenses. O comandante ponderou ainda, que “Em todo o Brasil, na data de hoje, neste mesmo horário, estamos iniciando uma grande operação de tamanha envergadura contra o crime.

São policiais militares e equipes do Corpo de Bombeiros, atuando de forma integrada para o combate à criminalidade. Aqui no Maranhão estamos fazendo parte desta grande ação, por conta da data do dia 21 de abril, onde homenageamos o grande patrono dos policiais brasileiros, o Tiradentes. A operação iniciada às 14h, desta quinta-feira, se estenderá até às 14h desta sexta-feira (21). Serão operações objetivando o combate ao crime no Estado, sendo esta a primeira dessa envergadura, feita de forma conjunta entre as instituições militares estaduais” considerou o comandante.
Foto: Nilson Figueiredo

Na Praça Maria Aragão, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, salientou dizendo “A operação conta com um quantitativo de 1.195 policiais em todo Estado. A Operação acontecerá na capital e de forma simultânea, nos municípios de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha,  Codó, Colinas, Imperatriz, Mirinzal, Pedreiras, Pindaré, Pinheiro, Rosário,  Timon, Viana e Zé Doca. A homenagem ao patrono brasileiro nos lembra a sua bravura em combater a criminalidade. Os seus algozes se foram no esquecimento, mas seus feitos como patrono dos policiais brasileiros, nos são lembrados até a data de hoje, jamais fora para o esquecimento. Além dos policiais militares realizando incursões por terra, uma equipe do Centro Tático Aéreo (CTA), acompanhará toda a operação, sobrevoando para dar cobertura às ações da polícia”, sintetizou Jefferson Portela.

Comentários