PACTO PELA PAZ PROMOVE ENCONTRO COM CONSELHEIROS COMUNITÁRIOS DA CIDADE OLÍMPICA


Para estabelecer maior interatividade entre a sociedade civil e poder público no contexto da segurança pública, o programa Pacto pela Paz, promoveu na tarde da última terça-feira (4) uma reunião extraordinária com Conselheiros comunitários da Cidade Olímpica. A reunião foi ministrada pelo novo coordenador executivo do programa, Delegado Dicival Gonçalves na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão.

Na pauta da reunião estava a elaboração de um plano de capacitação para os conselheiros, estratégias para a criação do terceiro conselho comunitário na área da Cidade Olímpica, além disso foram feitos alguns nivelamentos sobre os Conselhos Comunitários pela Paz (CCP).

No âmbito social, o pacto prevê ações de prevenção sociais executadas pela pasta da segurança pública, voltadas principalmente para a população vulnerável das áreas identificadas como críticas em termos de criminalidade, de modo a reafirmar direitos básicos e dar acesso a serviços públicos indispensáveis. Além disso, o projeto visa ações integradas das unidades de Segurança Pública prevendo à redução atos de violência.

Por sua vez, os conselhos devem promover a integração das instituições policiais com a comunidade, e desta forma restituir a credibilidade de ambos aos lados e transmitindo confiança e sentimento de segurança.

Ao final da reunião, foi consolidado um relatório que deve ser entregue ao Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

Comentários