Polícia Civil desmantela duas quadrilhas envolvidas no crime de saidinhas bancárias e assaltos a estabelecimentos comerciais em São Luís

Na última terça-feira (25) a Polícia Civil por meio da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (SEIC) conseguiu neutralizar duas quadrilhas especializadas em assaltar estabelecimentos comerciais no Bairro da Cidade Operária e cometer crimes conhecidos como “ Saidinha Bancária” na capital maranhense. O balanço da operação foi explanado durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública, na tarde desta quarta-feira (26).

Saidinha Bancária

Na primeira ação, equipes da Seic conseguiram desmontar um bando de criminosos acusados de praticarem o crime conhecido como “ Saidinha Bancária”. A última atuação da quadrilha foi no último dia (20), quando Rodrigo da Costa Luciano (33), Juan Pereira Amorim (27) e Márcio Moraes Serra (41) abordaram uma vítima na porta da agência bancária do Santander, no Bairro do São Cristovão e anunciaram o assalto, subtraído uma quantia de 15 mil reais.

Tendo como base as imagens de câmeras de monitoramentos nas proximidades da instituição financeira, a Polícia Civil conseguiu flagrar o momento certo em que o trio repassava o dinheiro e arma de fogo para Júlio Cesar Araújo Braga (33) conhecido como “Play Boy” apontado pela polícia como o chefe da quadrilha. Após diligências na região onde ocorreu o crime, equipes da Seic conseguiram identificar e localizar o veículo de propriedade de Júlio Cesar e posteriormente decretar sua prisão.

Já nas dependências da Seic, “ Play Boy” confessou o crime e delatou os demais integrantes da quadrilha, que logo foram presos. Pelo menos três vítimas já reconheceram o bando como autores dos atos criminosos.

Assaltantes de Churrascaria

Em outra operação, equipes da Polícia Civil subordinadas a Seic conseguiram impedir e prender André Luís Soares (21), Nerivan Pereira Ramos Filho (33) e Raimarildo Rodrigues dos Santos (21), pois o trio planejava assaltar estabelecimentos comerciais na região da Cidade Operária. Denúncias anônimas relatavam que três indivíduos abordo de duas motocicletas, estariam armados e com o objetivo de cometer delitos.

De posse dessas informações foi iniciado o trabalho de diligência no intuito de localizar os criminosos, tendo êxito ao final. Com o trio, a Polícia conseguiu apreender um revólver calibre 38. Além disso, foi constatado que Nerivan Filho e Raimarildo dos Santos, estavam usando tornozeleira eletrônica, pois ambos participaram do assalto a uma churrascaria no Bairro do Calhau em março deste ano.

Em todos os casos, os 7 criminosos foram autuados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa, devendo ficar sob responsabilidade do Poder Judiciário.

A coletiva contou com a presença do Secretário de Segurança do Maranhão Jefferson Portela, o Delegado geral da Polícia Civil Lawrence Melo, o Superintendente da Seic Thiago Bardal e demais autoridades da pasta de segurança pública. O Secretário Jefferson Portela encerrou a coletiva afirmando que a pasta da segurança vem atacando a “ veia financeira” das organizações criminosas e assim coibir os crimes violentos contra o patrimônio, como roubos e assaltos. “ É preciso traçar estratégias para que, de maneira mais rápida, venha diminuir esses crimes. O estado não irá tolerar nenhum poder paralelo” finalizou.

Comentários