segunda-feira, 22 de maio de 2017

SEMA realiza primeira capacitação para criação do CBH do Rio Preguiças


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, no dia 19 de maio, em Paulino Neves, a primeira capacitação com municípios para criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças. Essa primeira etapa envolveu as cidades de Barreirinhas, Tutoia e Paulino Neves.

10 municípios estão dentro da Bacia: além dos já citados, Santana do Maranhão, Anapurus, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, Santo Amaro e Primeira Cruz. Participam da ocasião representantes do poder público, usuários de água e sociedade civil.

“Tal iniciativa é de grande importância para a gestão das águas. E não só a SEMA, mas todos os que participam desse processo se comprometem a deixar um legado”, disse o Supervisor de Gestão Participativa da Superintendência de Recursos Hídricos, Daniel Silva da Luz.

De acordo com o Coordenador do Pré-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças, Israel Diniz, “essa não é uma tarefa fácil, principalmente por causa da nossa geografia. Grande foram os esforços pra chegarmos até aqui, com a criação do pré-comitê e teremos muito mais na luta pela criação do comitê”.

Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças; Construção do conceito de Comitê de Bacia Hidrográfica com os participantes; Comitê de Bacia Hidrográfica no Contexto da Política de Recursos Hídricos. 

Além disso, os representantes dos municípios presentes fizeram uma descrição da situação atual da Bacia do Rio Preguiças em cada localidade. “Foi um oportunidade olharmos a partir da visão deles, despertando em cada um o sentimento de pertencimento da bacia. E essa caracterização servirá como subsídio para a proposta que será elaborada Comissão do Pré-Comitê”, explicou o técnico da SEMA, Raimundo Nonato de Sousa.

A segunda fase da capacitação será Santana do Maranhão, Anapurus e Santa Quitéria; o terceiro bloco entra Urbano Santos e Belágua; já no terceiro bloco será a vez de Santo Amaro e Primeira Cruz. 

A Bacia representa 2% da área total do Estado e 135 km de extensão, uma área de 6.707,91 km, sendo formada por três rios: Preguiças (o principal e em sua maior extensão), Negro e Cangatã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.