Polícia Militar forma 31 policiais no 1º Curso de Operações Táticas Ambientais (COTAM)


Dando prosseguimento em ações voltadas para a recapacitação dos profissionais da Segurança pública, a Polícia Militar do Maranhão realizou na noite desta terça-feira (13), o encerramento do 1º Curso de Operações Táticas Ambientais (COTAM). O evento de encerramento aconteceu no pátio externo do Quartel do Comando Geral, no Calhau. Formou-se 31 policiais do Batalhão Ambiental.

A primeira turma do COTAM formar-se, iniciou no15 de maio de 2017, e  homenageia o nome do Aspirante do Exército Brasileiro, Anderson de Oliveira Macedo Silva, “in memorian”, filho do sargento Odilon Sousa, um dos instrutores do curso do COTAM. O evento de formatura do COTAM enalteceu ainda, os três primeiros colocados, onde, na oportunidade foram chamados à frente para receberem placas e certificados. Os  agraciados foram o Cabo Daylon (1º), o Soldado Phelipe (2º), e o Tenente Ribamar (3º). Já o Tenente Coronel Ventura fora homenageado por se destacar no curso de forma louvável.


O Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e coordenadora do 1º COTAM, a Tenente Coronel Edilene Soares, repassou, que com a formatura dos policiai na fiscalização contra os crimes ambientais. “Os policiais do BPA passaram mais de 30 dias em treinamentos. Agora o Estado do maranhão ganha um grande esforço para o combate e à fiscalização para as ações criminosas contra o meio ambiente”, ponderou a comandante.

Major Nogueira destaca-se como orador da turma

Destacou-se durante a solenidade de formatura, o Major Sergio Nogueira do BPA, o qual fora escolhido pela turma de formandos, como o orador da turma do 1º COTAM. No seu discurso, ele discorreu na importância de que “Todos temos nossas qualidades e nossos defeitos peculiares, mas é inegável poder dizer que nossa maior virtude não seja o aprendizado. Aprendizado esse senhores e senhoras que nos ensinou a essência do companheirismo e da partilha, e claro, do espirito de corpo, que mais que necessário, se fazia indispensável o tempo inteiro”, finalizou.

Técnicas e Táticas no curso do COTAM

Durante o curso do COTAM, os policiais foram instruídos na Base da Companhia de Operações Especiais – COE, no Centro de Triagem de Animais Silvestre – CETAS, Quartel do Batalhão de Choque e no Quartel do Batalhão de Polícia Ambiental-BPA, onde receberam treinamento com aulas práticas, objetivando na recapacitação.

Os Cotarianos durante o curso receberam aulas de técnica de abordagem; tiro pessoal; ações antibombas; operações policiais especiais; primeiros socorros; Combate de Ambiente Confinado (SQB); Combate a Incêndios Florestais, Legislação Ambiental; Técnicas de Armadilhas; Lavraturas de Autos e Termos.
Presente na solenidade de formatura, o Comandante Geral da Polícia militar, o Cel. José Frederico Pereira, elogiou os formandos e disse que é um dia especial para a corporação. “Hoje é um dia muito especial por conta da formação dos senhores. Esta é uma instituição que se capacita, se aperfeiçoa e investe na educação. Essa é a nossa Polícia Militar do Maranhão. É esta formação é algo que nos enche de alegria, pois só por meio da educação e pela atualização do conhecimento, é que se consegue avançar profissionalmente”, sinalizou o comandante  José Frederico Pereira.

 
Participaram ainda do evento de formação, diversas autoridades, dentre elas, coronéis da PM, representantes do Ministério Público, da Secretaria do Meio Ambiente, Alumar, Vale, Eletronorte, do Corpo de Bombeiros e do 24º Batalhão de Infantaria Leve, além dos convidados e familiares dos formandos.

Comentários