SOLENIDADE MILITAR MARCA 181 ANOS DA PMMA


Em homenagem aos seus 181 anos de existência, a Polícia Militar do Maranhão promoveu no inicio da noite de segunda-feira (19), no Quartel do Comando Geral, bairro do Calhau em São Luís, evento solene com entrega da maior comenda da Corporação, a medalha Brigadeiro Falcão. A cerimônia foi presidida pelo comandante geral da Instituição, coronel José Frederico Gomes Pereira e contou com a presença de secretários e representantes do governo do Estado, de deputados estaduais, prefeitos, de autoridades do poder judiciário, representantes do ministério público, da sociedade civil, das forças armadas e auxiliares, além de oficias e praças da corporação.

Durante a solenidade 316 pessoas foram condecorados com a medalha Brigadeiro Falcão, dentre membros da corporação, coirmãs e sociedade civil, que de alguma forma, se destacaram em relevantes trabalhos em prol da polícia militar, da segurança pública e da sociedade maranhense. Instituída em 21 de setembro de 1978, a medalha mérito militar Brigadeiro Falcão, é considerada a mais alta comenda da Polícia Militar do Estado.


O coronel José Frederico Gomes Pereira, comandante Geral da Polícia Militar parabenizou todas as personalidades e militares que foram agraciados com a medalha Brigadeiro Falcão e falou sobre o grande momento vivido pela Corporação.  “Parabenizo todos os condecorados que diariamente nos ajudam no combate ao crime. Hoje nossa Polícia Militar é referência no combate à criminalidade, estamos reduzindo os índices de violência, além de sempre buscar maior aproximação com o cidadão, com diversos projetos voltados para a população maranhense”, disse o comandante.

“É com muita alegria e orgulho que recebo esta grande honraria, desejo a todos os integrantes desta secular instituição, os meus sinceros votos de paz e união e que o trabalho de zelo e compromisso com a população continue forte e perseverante”, disse o Diretor do Procon-Ma, Duarte Júnior, um dos agraciados.

Para o sargento Sergio Galvão, da PMMA,  um dos militares homenageados, o recebimento da honraria é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da sociedade maranhense. “ É muito gratificante ser reconhecido pelo nosso trabalho, nos motiva a continuar com nossa missão de preservar e manter a ordem pública”, comentou o militar

Na solenidade quinze coronéis da PMMA receberam a medalha de Ordem do Mérito Alto Comando da Polícia Militar do Maranhão - Ordem Coronel PM Hermelindo Gusmão Castelo Branco, condecoração que é concedida a oficiais superiores que chegam ao último posto da Instituição.

MAIS

Com o lema, “Segurança Ativa, cidadania viva”, este ano a Polícia Militar do Maranhão comemora seus 181 anos de criação e realiza no mês de junho, uma programação com eventos de atividades voltadas para o público em geral, dentre eles; apresentações da Banda de Música da Corporação, cerimônias religiosas e ações sociais.

Marcada por uma trajetória histórica iniciada na primeira metade do século XIX, através da Lei provincial nº 21, de 17 de junho de 1836, a briosa instituição visa comemorar esta data especial junto à comunidade a que serve, com atividades sociais, culturais, esportivas, religiosas, educativas e solenidade militar, buscando valorizar o público interno e aproximar cada vez mais a corporação do cidadão maranhense.

BREVE HISTÓRICO

Ao longo dos seus 181 anos, a PMMA, como cumpridora de suas missões constitucionais, tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspirada no mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.

No âmbito de suas missões, desenvolve a filosofia do policiamento comunitário em permanente integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio.

A Polícia Militar do Maranhão está presente nos 217 municípios maranhenses, atualmente é comandada pelo Cel PM José Frederico Gomes Pereira, que conduz a Corporação no cumprimento das suas missões constitucionais. Tendo para tanto, três grandes Comandos de Policiamento de Área Metropolitana, um Comando de Segurança Comunitária, um Comando de Policiamento Especializado, localizados na capital, e no interior do Estado, oito Comandos de Policiamento de Área, distribuídos entre Batalhões, Companhias Independentes e Destacamentos Policiais, executando as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, montado, de mananciais, aéreo, a pé e de bicicleta). Possui, também, em seus quadros administrativos as Diretorias e Seções, que dão o suporte na logística e no assessoramento para a atividade fim e no processo decisório.

Comentários