SSP e a Prefeitura de Chapadinha viabilizam a capacitação profissional de 50 Guardas Municipais

Foto Nilson Figueiredo


O Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela recebeu no gabinete da Secretaria de Segurança Pública (SSP), nesta quarta-feira (14), o prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar; na Pauta, assinaram um convênio de cooperação para o início de um curso de Capacitação Profissional para a Guarda Civil Municipal do Município. O curso visa em um recapacitação para os policiais e ainda os preparando para o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).


O encontro foi prosseguimento a uma visita anterior realizada pelo Inspetor da Guarda Municipal de Chapadinha, Valter Ferreira, ocorrido no mês passado na SSP. Durante a visita foi verbalizado a assinatura do convênio, onde nesta terça feira fora assinado para que o curso de Capacitação Profissional para a Guarda Civil Municipal do Município, fosse efetivada. O Curso acontecerá a partir dessa segunda-feira (26), com cerca de 50 policiais da Guarda municipal de Chapadinha. A primeira turma contará com a participação de 05 cidades do município.



Durante o encontro entre o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar e o Inspetor Valter Ferreira, onde foi assinado o convênio do curso de capacitação profissional, fora salientado ainda, que ambas as polícias; iniciarão uma parceria ampla, para que o município de Chapadinha se beneficie com uma integração mais presencial.



Atribuições da Guarda Civil Municipal



O curso de capacitação profissional tem o objetivo em discutir e analisar a função e atribuição da Guarda Civil Municipal, sobre tudo em razão, de que estas tiveram ampliadas, na prática a previsão constitucional do art.144 da magna carta, que se limitam a proteção dos bens, serviços e instalações municipais, conhecer as técnicas e procedimentos operacionais, analisar as atitudes éticas e legais, compatíveis com a de um representante do poder público, imbuído de promover os direitos e deveres humanos., atentando para o seu mister “Ex vi legis”, bem como desenvolver nos participantes conhecimentos e habilidades, sensibilizando-os para a melhoria no atendimento interno e externo, destacando o papel do servidor como agente transformador das relações entre o público e as instituições públicas.



Durante o encontro, o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela ressaltou, que “O curso de capacitação profissional oferecido para os Guardas Municipais, visa na qualificação dos Guardas Municipais de Chapadinha. A SSP está dando as mãos para esta iniciativa, onde nos enche de orgulho em poder dar esta parcela de contribuição, para a segurança da população de Chapadinha. Sendo assim, os Guardas Municipais estarão aptos também, para conjuntamente, oferecermos uma parcela de trabalho, contra a criminalidade na região.”, sinalizou o secretário Jefferson Portela.




O Prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar relatou, que “Estamos entrando nesta parceria para a capacitação dos Guardas Municipais, no sentido de poder contribuirmos com as forças de segurança, para que a população do município de Chapadinha possa se sentir mais protegida. Esta capacitação dos Guardas Municipais, só demonstram, que o poder público e municipal, estão juntos na luta contra a criminalidade de forma geral”, pontuou o prefeito Magno Bacelar. Partícipe também do evento, o Inspetor ponderou também, “O curso está contando com a participação de 05 cidades da região, onde a primeira turma terá a participação de 50 policiais da Guarda Municipal. O curso além de outras tarefas, visa na capacitação do uso de forma adequada, do Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, completou o inspetor Valter Ferreira.

Comentários