terça-feira, 25 de julho de 2017

PMMA inicia fase presencial do II Curso Especial de Formação de Cabos

A Polícia Militar do Maranhão por meio da Diretoria de Ensino realizou no início da manhã de segunda-feira (24), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), a solenidade de abertura da fase presencial do II Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC - PM 2017 II). Nesta etapa, 210 alunos participam do curso.


O curso teve início com a fase a distância, no dia 8 de maio de 2017, em que os alunos aprovados nessa fase iniciaram a segunda etapa presencial que tem a duração de quatro semanas. Nesse período, os militares, então cabos, são aperfeiçoados nos conhecimentos técnicos necessários para o desempenho da profissão policial militar por meio das disciplinas de prática do tiro de combate, de abordagem policial, de saúde física e de disciplina policial militar. A conclusão do curso, com aproveitamento, é um dos requisitos essenciais para nova promoção, que é terceiro sargento.

Além de São Luís, esta etapa de formação dos militares, acontece simultaneamente em outros quatro polos de ensino, distribuídos em diversas regiões maranhenses: Imperatriz (3º BPM), Balsas (4º BPM), Timon (11º BPM) e Bacabal (15º BPM).

Em São Luis, a abertura da fase presencial foi marcada por  uma solenidade militar presidida pelo comandante geral da PM, coronel Frederico Pereira, seguida da aula inaugural proferida pelo coronel Ozório Bueno, Diretor de Ensino da Corporação.

No seu discurso o coronel Pereira, ressaltou a diversidade de cursos oferecidos pela Corporação e a preocupação do governo em qualificar os profissionais de segurança pública. “Capacitar para melhor servir, esta é a nossa principal ferramenta que resultará em uma melhor prestação de serviço ao cidadão”, disse o oficial. O comandante geral lembrou que o curso além de qualificar o policial, eleva a sua  autoestima, pois o possibilita a galgar a sua próxima promoção.
               
Na aula inaugural o coronel Ozório, destacou a importância do policial militar para Corporação e para a sociedade. Ressaltou a produtividade da PM como empresa e a responsabilidade de todos os militares (sócios), na condução da  instituição.
Finalizou desejando sorte e bom aproveitamento a todos os alunos do curso.


Mais

Os cursos de Formação e Aperfeiçoamento da PMMA têm como objetivo qualificar as praças da Corporação no que diz respeito aos conhecimentos necessários para ascensão profissional, estimulando doutrinas e práticas uniformes. Além de contribuir com a integração dos policiais militares e promover a consolidação das Políticas Públicas na área da segurança. 


Segundo o comandante do CFAP, tenente coronel Raimundo Andrade, no momento são mais de 1.500 policiais militares que já fizeram cursos de qualificação profissional no CFAP no ano de 2017.  “ Além do curso de cabos na forma presencial, estamos promovendo vários cursos, como o Curso de Formação de Soldados (novos policiais que estão sendo formados), cursos de técnicas e tática urbanas. Além desses, centenas de policiais militares estão sendo qualificados no sistema de ensino a distância”, disse o comandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.