segunda-feira, 24 de julho de 2017

Universitárias federais apresentam Política de Comunicação Social para PMMA


Por 5ª Seção da PM

Estudantes do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) apresentaram no final da tarde de quarta-feira (19) uma proposta de Política de Comunicação Institucional aos membros do setor de Comunicação Social da PMMA. O evento aconteceu no auditório “Coronel Bazola”, no Quartel do Comando Geral, Calhau. A equipe de discentes da UFMA é formada por Adriana Pereira, Beatriz Sousa, Emille Santos, Marcelle Lopes e Mariana Carvalho.

O trabalho acadêmico faz parte da conclusão da disciplina Relações Públicas Institucionais do curso. Docentes e discentes, integrantes do curso de Relações Públicas, da renomada Universidade Federal do Maranhão, com senso da reponsabilidade social e buscando auxiliar as instituições públicas com projetos, propostas e trabalhos acadêmicos, que uma vez implantados, implicarão em melhorias nas instituições e consequentemente no melhor serviço prestado à sociedade, todo semestre promovem algum produto para as variadas instituições públicas. As cinco estudantes escolheram a PMMA como instituição para estudo e desde o início do semestre letivo trabalham nesse projeto, culminando com a proposta de política comunicacional.

Segundo a professora doutora Luciana Saraiva, do departamento de Comunicação Social da UFMA, a Política de Comunicação proposta pelas alunas à PMMA estabelece diretrizes e caminhos a serem seguidos, pautados nos valores institucionais, que vão nortear o relacionamento da instituição com os seus públicos de interesse (stakeholders). “Existe a necessidade de normatizar os processos comunicacionais da instituição, visando regular as atividades no âmbito da Corporação”, disse a professora.

A doutora Luciana elogiou ainda a instituição militar por ser atenta às questões comunicacionais, já possuindo uma seção de comunicação atuante e que age nos pilares da comunicação social, como: jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda.

O trabalho apresentado teve duas etapas, na primeira foi apresentada a história e situação atual da PMMA, perpassando pelo contexto histórico e situação atual da Seção de Comunicação Social da corporação. Na segunda etapa foi delineada e exposta a proposta, propriamente dita, com os objetivos da Política de Comunicação Institucional, seus princípios, diretrizes e métodos de avalição da política.

As acadêmicas apresentaram o trabalho a uma banca examinadora e uma plenária atenta composta pelo subchefe da Comunicação Social da PM, major QOPM Leal e policiais militares, membros do setor. As alunas foram avaliadas, com sucesso, pela banca examinadora composta pela professora da disciplina, Drª. Luciana e por oficiais da comunicação, tenente coronel QOPM Cláudio de Faria e 1º tenente QOPM Kléber.

Para o tenente coronel Cláudio, chefe da Comunicação Social da PM, a apresentação depois de conclusa servirá com base para uma possível Política de Comunicação da Corporação. O oficial parabenizou o trabalho das alunas e destacou a parceria sempre bem vinda com a UFMA. “Agradeço e parabenizo as estudantes pela escolha e pela proposta apresentada. Depois de pronta e aparadas algumas arestas e com adaptações será apresentada ao alto comando da instituição e certamente será uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento da corporação”, disse o oficial.


O coordenador de Comunicação da PM informou ainda que atualmente a Corporação obedece às políticas e manuais do exército, porém tem liberdade para estabelecer, criar e executar seus projetos e produtos.

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